segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Reflexão de Natal: Jesus seria de esquerda ou de direita?

Sempre me surpreendeu que as pessoas que vivem a sua religiosidade de forma mais pública ou que demonstram convicções religiosas mais fortes, em Portugal e noutros países de tradição Cristã forte, apoiassem causas políticas ou modos de organização da sociedade em oposição a muitas das mensagens dos relatos que temos do que foram os ensinamentos de Jesus.

A crise da dívida soberana que estamos a viver exacerbou a discussão sobre macroeconomia, com muitas das posições políticas determinadas pelas ideologias professadas pelos intervenientes, levando a um diálogo de surdos onde no fim só restam bitaites, bocas e acusações de "os outros" professarem ideias próprias do belzebu. Os argumentos escolhidos pelas partes acabam frequentemente por reforçar a posição que de antemão têm, um efeito conhecido por predisposição para a confirmação (confirmation bias) que tende a dificultar a discussão, mesmo quando as partes estão a discutir de boa fé.

Mas afinal Jesus seria considerado de esquerda ou de direita? Seria certamente uma longa discussão... Ele não parece ter-se preocupado com a organização social (talvez, na sua infinita sabedoria, sabendo que seria impossível mudá-la no tempo da sua vida) apostado antes na  transformação das pessoas.

Uma interpretação moderna das consequências do seu exemplo de vida consubstancia-se na Doutrina Social da Igreja. O mais interessante é que ela parece ser razoavelmente ignorada na discussão ideológica, por um dos lados por pensarem que ela confirma o que pensam, pelo outro por pensarem que diz o contrário. A mim parece-me que tem indubitavelmente elementos interessantes que merecem reflexão, por quem se considera de esquerda e por quem se considera de direita.

As contradições entre as posições políticas e os valores afirmados são particularmente visíveis na sociedade americana, que parece estar cada vez mais polarizada. A hipocrisia que abunda nesta problemática, e não só na américa, foi bem capturada por Stephen Colbert, goste-se ou não do seu estilo. Ele consegue de forma hilariante desmontar um discurso que, invocando-se de tradição cristã, cai em contradição com os valores mais fundamentais de Jesus. Uma reflexão que vale a pena ter a coragem de fazer.


www.colbertnation.com


1 comentário:

  1. era monárquico e tratava bem os seus animais de estimação e propunha-se morrer por eles

    assi um activista dos direitos dos animais que é rei de toda a criação

    é indubitavelmente um sacana paternalista com um ego enorme e uma vontade de sacrifício

    resposta à questão
    um Hebefrénico com tendências masoquistas

    podia ser mais do hemisfério esquerdo se fosse destro

    ResponderEliminar

Este blog pretende discutir ideias e não pessoas. Por favor seja cortês. Comentários que ultrapassem as regras da cortesia poderão ser eliminados.